top of page
Buscar
  • Foto do escritorLabBiomedico

Testes para COVID-19: exames essenciais para um diagnóstico de excelência

Todos testes passaram por um extenso processo interno de validação para atestar o rigor técnico e científico, realizado por nosso corpo clínico e que é presente em todos os nossos produtos.

Conheça nosso portfólio de testes da COVID-19

RT-PCR

Confirma a presença do vírus usando o código genético para identificá-lo. O teste molecular é um método capaz de identificar a presença do RNA viral nas amostras biológicas, com alta sensibilidade e especificidade, ou seja, muita precisão e acurácia

O que é?

O RT-PCR é considerado o teste padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19. A confirmação do exame é obtida por meio da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, coletada da garganta ou do nariz.

Como é feito?

O processo do exame transforma o RNA do vírus em DNA, que é amplificado. Caso tenha material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento e traduzido em resultado positivo. Dessa forma, a suspeita da COVID-19 é confirmada.

Quando deve ser feito?

O exame é recomendado para pessoas com sintomas e pode detectar a presença do vírus em média até o 12° dia de sintomas.

Quem deve fazer?

Pessoas com sintomas devem procurar atendimento médico para realizar o exame.

Quando sai o resultado?

Até 5 dias úteis após chegada ao Núcleo Técnico Operacional.


SOROLOGIAS

Os exames de Sorologia e Sorologia de Anticorpos Totais mostram que houve contato com o vírus, pois medem a resposta do corpo contra a infecção viral, ou seja a produção de anticorpos.

No Brasil, atualmente, há dois grandes grupos de testes imunológicos: os sorológicos e os testes rápidos. O Alvaro Apoio disponibiliza dois tipos de testes sorológicos: devido à metodologia: a Sorologia IgM e IgG e o teste de Anticorpos Totais. Os exames sorológicos são realizados em amostras de sangue do paciente com suspeita de infecção e são processados por meio de imunoensaio automatizado em metodologia de Quimioluminescência ou em equipamentos que detectam anticorpos por meio de reação enzimática.

Exame de Sorologia

O que é?

São testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG em amostra de sangue do paciente. No entanto, como cada corpo pode ter um tempo para iniciar a produção de anticorpos, um resultado negativo não exclui a presença de doença e, neste caso, o médico que solicitou o exame pode pedir outros complementares, como repetir a própria Sorologia dias depois.

Como é feito?

O Exame de Sorologia analisa uma amostra de sangue, que mostra os níveis dos anticorpos IgM e IgG presentes no sangue venoso, permitindo detectar o vírus com alta precisão a partir do 10° dia de sintomas.

Quando deve ser feito?

É necessário fazer o Exame de Sorologia a partir do 10° dia do início dos sintomas, mesmo que estes não estejam mais presentes.

Quem deve fazer?

Pacientes com suspeita de COVID-19, que testaram negativo para RT-PCR, mas tinham sintomas da COVID-19 ou pessoas que apresentaram sintomas gripais com início há mais de 10 dias e suspeitam que tem ou tiveram a doença, ou ainda, quem teve contato ha pelo menos 20 dias com pessoa positiva para COVID-19.

Quando sai o resultado?

3 dias úteis após chegada ao Núcleo Técnico Operacional.


Exame Sorologia de Anticorpos Totais

O que é?

É o mais novo teste imunológico disponível no mercado que quantifica os anticorpos totais (IgM/e IgG), demonstrando de forma simples se o exame é reagente (positivo, ou seja, o paciente tem anticorpos que indicam que ele já teve a doença) ou não reagente (negativo, ou seja, a pessoa não produziu anticorpos que indicam contato com a doença).

Como é feito?

A análise é feita por meio de amostra de sangue, que mostra os níveis de anticorpos totais, classificando o resultado em reagente e não reagente.

Qual a sua vantagem?

Por trazer um resultado único, sua interpretação é mais simples.

Quando deve ser feito?

Os testes de Sorologia devem ser realizados a partir do 10° dia de início dos sintomas. O de anticorpos totais, tem maior sensibilidade e especificidade se realizado após o 14° dia.

Quem deve fazer?

Indicado para avaliar contato ou doença prévia, em pacientes que tiveram sintomas com início há mais de 10 dias. Também pode ser utilizado por pacientes sintomáticos com suspeita de COVID-19 que testaram negativo para PCR ou que não têm acesso a esse exame.

Quando sai o resultado?

Em até 3 dias úteis após chegada ao NTO – Núcleo Técnico Operacional.



Comparativo entre as sorologias

Por entender que todas as sorologias podem ser úteis no raciocínio clínico, mantivemos os testes disponíveis e abaixo você vê um comparativo entre eles.


Interpretação de resultados




Exame Algoritmo Sorológico

O que é?

É um exame sorológico executado em algoritmo, baseado na recomendação do CDC americano. Esse desenho foi para obtermos aumento dos valores de VPP e VPN.

Como é feito?

É realizado em 2 etapas. A primeira é uma sorologia de anticorpos totais, realizada na eletroquimioluminescência. Nos casos positivos, é realizada a sorologia discriminatória de anticorpos IgM/IgG em quimioluminescência.

Qual a sua vantagem?

Possui a alta sensibilidade proporcionada pelo exame de anticorpos totais (sorologia de 2a geração), combinado com a discriminação das imunoglobulinas específicas. Isso garante maior segurança no teste, sem que haja perda da interpretação médica nos casos positivos.

Quando deve ser feito?

Todos os testes sorológicos são recomendados após o 14o dia de sintomas ou da suspeita de exposição ao vírus.

Quem deve fazer?

Indicado para avaliar contato ou doença prévia, em pacientes que tiveram sintomas com início há mais de 14 dias. E também em pacientes sintomáticos com suspeita de COVID-19 que testaram negativo para PCR ou que não tem acesso a esse exame.

Quando sai o resultado?

Em até 3 dias úteis após chegada ao NTO – Núcleo Técnico Operacional.




64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page