Zika Vírus RNA

Código: ZIKV

Material: Sangue/ Liquor/ Liq. aminiotico

Sinônimo:

Volume: 10,0mL

Método: RT-PCR + Sequenciamento

Volume Lab:

Rotina: DIARIAMENTE

Resultado: 20 dia(s) UTEIS

Temperatura:

Coleta:

Código SUS:

Código CBHPM:

Interpretação:

O Zika vírus é uma espécie de vírus da família Flaviviridae e do gênero Flavivirus. Em humanos, ele causa a doença conhecida como febre Zika. É da mesma família dos vírus que provocam a dengue e a febre amarela, tendo sido identificado pela primeira vez no Brasil recentemente, no estado da Bahia, provavelmente trazido por turistas que frequentaram a Copa do Mundo no país, em 2014. No nosso país, o vírus Zika encontrou o mosquito que, entre outros do mesmo gênero (Aedes albopictus, africanus, apicoargenteus, furcifer, luteocephalus, etc.), serve de vetor para sua transmissão: o Aedes aegypti, também transmissor da dengue, da febre chikungunya e da febre amarela. Macacos e seres humanos costumam ser o hospedeiro. De certa forma, os sintomas são semelhantes a dengue, porém menos graves na febre Zika: febre por volta dos 38 graus, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, diarréia, náuseas, mal-estar. A erupção cutânea (exantema) acompanhada de coceira intensa pode tomar o rosto, o tronco e os membros e atingir a palma das mãos e a planta dos pés. Fotofobia e conjuntivite são outros sinais da infecção pelo Zika virus. O período de incubação varia entre 3 e 12 dias após o contágio. A enfermidade é autolimitada. Em alguns dias, o organismo se encarrega de combater o vírus, que desaparece sem deixar sequelas. Não existe vacina contra a doença, que é de notificação compulsória. A única forma de prevenção é combater os focos do mosquito Aedes, típico das regiões urbanas de clima tropical e subtropical, e que ataca principalmente nos períodos de muito calor e chuva, pela manhã e ao entardecer. Como nas outras viroses, o tratamento visa ao alívio dos sintomas com analgésicos, anti-inflamatórios não-esteroides e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalícico. É muito importante manter o paciente bem hidratado e procurar um médico para assim que os primeiros sintomas se manifestarem.

 

Referência: Negativo

ZINCO SÉRICO

Código: ZN

Material: soro - tubo trace

Sinônimo:

Volume: 2.0 mL

Método: Espectrometria de Absorção Atômica com Chama

Volume Lab: 2.0 mL

Rotina: 2ª 4ª 6 e feira

Resultado: 12 dias

Temperatura: Sob refrigeração

Coleta: Jejum não obrigatório. Coletar a amostra em tubo tipo Trace sem aditivo. Transferir o soro obtido para outro tubo tipo Trace. As amostras coletadas em tubos comuns serão rejeitadas. Enviar o material refrigerado ao laboratório.

Código SUS:

Código CBHPM:

Interpretação:

Uso: diagnóstico da deficiência de zinco. As conseqüências clínicas de deficiência de zinco dietética variam com o grau da deficiência, estando muitas vezes associadas à substituição de proteínas animais por cereais. A deficiência de zinco pode ser causada por malabsorção (colite ulcerativa, doença de Crohn, spru), cirrose hepática, hepatites, nefropatias e perda exudativa (queimaduras severas). Alguns medicamentos também podem interferir no metabolismo de zinco (corticosteróides, quelantes, penicilina). Valores diminuídos: dermatite, alopecia, perda de peso, diarréia, infecção periódica, desordens neuropsiquiátricas, oligospermia, aumento dos níveis de amônia, retardamento de crescimento na infância, hipogonadismo, falta de apetite, letargia.

 

Referência: De 70,00 a 120,00 ug/dL I.B.M.P: 150,00 ug/dL ATENÇÃO: Novos valores de referência a partir de 07/11/11: 60,0 a 150,0 ug/dL

ZINCO URINÁRIO

Código: ZINCO

Material: urina do final da jornada de trabalho

Sinônimo:

Volume: 50.0 mL

Método: Enzimático Colorimétrico

Volume Lab: 50.0 mL

Rotina: Diária

Resultado: 4 dias

Temperatura: Sob refrigeração

Coleta: Coletar 50 mL de urina, jato médio, no final de jornada de trabalho em frasco descartável.

Código SUS:

Código CBHPM:

Interpretação:

Ver Zinco Sérico.

 

Referência: até 900 ug/g creatinina IBMP: N.R.

ZINCO URINÁRIO PRÉ JORNADA

Código: ZINCOPRE

Material: Urina pré-jornada de trabalho

Sinônimo:

Volume: 50.0 mL

Método: Enzimático Colorimétrico

Volume Lab: 50.0 mL

Rotina: Diária

Resultado: 4 dias

Temperatura: Sob refrigeração

Coleta: Coletar 50 mL de urina, jato médio, pré jornada de trabalho em frasco de coleta de urina limpo e sem aditivo

Código SUS:

Código CBHPM:

Interpretação:

Ver Zinco Sérico.

 

Referência: até 900 ug/g creatinina IBMP: N.R.

 
 
 
 

Unidades 

E-mail

logo qr code.png
whaTAS.png

WhatsApp

Tel.: (21) 2507-2440

Mais do que uma ampla rede de atendimento,o LABORATÓRIO BIOMÉDICO oferece um completo portfólio de exames: Análises Clínicas, Anatomia Patológica, Biologia Molecular, Genética e Citologia.o. É fácil.

Atualmente atendemos convênios com as seguintes operadoras de saúde: